Rádio Cenecista de Picuí

quarta-feira, 7 de março de 2018

ANA libera e água do Boqueirão deve começar a ir para Acauã na sexta

Conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), fica liberada a descarga de 4,8 hm³

A Agência Nacional das Águas (ANA) autorizou, nesta quarta-feira (7), a abertura de comportas do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, para abastecimento do Açude Argemiro de Figueiredo (Acauã), em Itatuba. Conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), fica liberada a descarga de 4,8 hm³. Comente no final da matéria.


Ao Portal Correio, o presidente da Aesa, João Fernandes, disse que comunicará o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) ainda nesta quarta sobre a decisão de abrir as comportas ainda na sexta-feira (9). O procedimento pode ser realizado até o dia 30 de junho deste ano.

“As vazões defluentes para atendimento à descarga serão definidas pela AESA em função do trânsito da água no trecho do Rio Paraíba compreendido entre o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) e o Açude Argemiro de Figueiredo (Acauã), bem como da ocorrência de eventual recarga natural deste último”, destaca a resolução.

No texto, fica determinado também que a Aesa será responsável pelas medições das vazões e volumes do Açude Epitácio Pessoa. Esses dados deverão ser encaminhados à ANA semanalmente ou sempre que solicitados. Ainda de acordo com a resolução, a Aesa deve monitorar diariamente o trânsito da água no trecho do Rio Paraíba compreendido entre o Açude Epitácio Pessoa e o Acauã, a fim de definir a necessidade de manobras para aumento ou redução da vazão defluente do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão).

“As manobras necessárias à manutenção das vazões definidas serão executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na condição de operador do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), mediante comunicação prévia da Aesa”, complementa a resolução.

Portal Correio