Rádio Cenecista de Picuí

terça-feira, 10 de julho de 2018

Quatro cidades da PB têm cobertura vacinal ruim

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa ideal de cobertura vacinal nas cidades é de 95%
Quatro cidades da Paraíba estão na lista divulgada nesta terça-feira (10), pelo Ministério da Saúde (MS), que engloba os municípios com as piores taxas de cobertura vacinal de crianças contra a poliomielite no país. Entre elas, Mogeiro, no Agreste do estado, ficou com a pior média, apenas 31,8% de cobertura. Veja aqui a lista completa de cidades no país.


De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa ideal de cobertura vacinal nas cidades é de 95%, porém, as cidades da Paraíba que obtiveram as piores taxas no estado ficaram bem abaixo da meta estabelecida pelo MS. Além de Mogeiro, outras três cidades aparecem na lista. Marizópolis (38,3%), Santa Helena (47,7%) e São José de Princesa (48,4%).

A lista divulgada contém 312 municípios brasileiros, e a menor taxa de vacinação encontrada no país foi no município de Ribeira de Pombal, na Bahia, com 0,5% de cobertura vacinal contra a poliomielite.

Sobre a pólio
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

Para reforçar o alerta sobre a necessidade de vacinação, o Ministério da Saúde divulgou o calendário de vacinação nacional para todas as idades. Veja aqui.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário