Rádio Cenecista de Picuí

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Justiça condena ex-prefeita a nove anos de prisão por desvios de recursos

Ex-prefeita favoreceu empresa de produtos farmacêuticos em licitação, de acordo com o MPF
A ex-prefeita de Piancó, no Sertão da Paraíba, Flávia Galdino, foi condenada a nove anos de prisão pelo juiz substituto da 8ª Vara Federal, Diego Fernandes Guimarães. Além da prisão, Flávia deverá pagar uma multa de R$ 17,3 mil. Na sentença, também foram condenados Antônio Costa de Oliveira Júnior, Neilton Neves dos Santos e Washington José de Queiroz.


Flávia Gladino, mãe do atual prefeito da cidade, foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) por desvios de recursos federais na prefeitura de Piancó. De acordo com a denúncia do MPF, ocorreu “o indevido fracionamento do objeto da licitação, consistente na aquisição de produtos médicos e odontológicos", com o objetivo de favorecer uma empresa específica de produtos farmacêuticos.

Ainda na denúncia, o MPF argumenta que a “as licitações foram deflagradas num período inferior a quatro meses no ano de 2008, no entanto, perfaziam um montante total de R$ 869.960,15, que invocaria a modalidade concorrência, o qual seria mais difícil de ser burlado, diante de seu procedimento mais rígido”.

Também alega que a “fraude pode ser verificada também uma vez que as empresas mudaram os preços de apenas alguns produtos, sem mudar o valor total dos itens, e que, a despeito de o critério de julgamento ser do tipo “menor preço”, as ofertas foram averiguadas tomando por base o valor global”.

Na sentença, o juiz ressaltou que o curto intervalo entre as solicitações para abertura das licitações, além das irregularidades constadas e ausência de justificativa para o fracionamento, indicam que os procedimento foram previamente direcionados à empresa.

Nos autos, a defesa de Flávia Serra Galdino alegou que não havia provas suficientes para demonstrar a fraude. A defesa vai recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado em Recife (PE).

G1 PB

Um comentário:

  1. ta na hora de colocar essa gente na cadeia. roubaram sim. cadeia nela. continua roubando ela e seu filho. a vez dele vai chegar. a mamae vai ta la para feceber o filinho.

    ResponderExcluir