Rádio Cenecista de Picuí

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Assustada com barulho de fogos, cadela morre após cair do 4º andar de prédio

Candy era da raça shih-tzu e tinha 9 anos; ela sempre procurava abrigo quando ouvia barulho de fogos de artifício. Na véspera de São João, ela rompeu a tela de proteção da varanda e caiu
Foto: Marina Ferro/Arquivo Pessoal
Cadelinha Candy sempre teve
problemas com barulho de fogos
Uma cadelinha de 9 anos morreu após cair do 4ª andar de um prédio no bairro da Ponta Verde, em Maceió, no fim de semana. A dona dela, Marina Ferro, disse ao G1 nesta segunda-feira (25) que ela ficou desorientada com o barulho de fogos de artifício, comum no período das festas juninas.


Candy era da raça shih-tzu, e, segundo Marina, sempre teve medo de fogos. No sábado (23), véspera do Dia de São João, ela rompeu a tela de proteção da varanda do apartamento e acabou caindo.

"Quando vimos [a varanda], estava esse buraco na rede e não tinha antes. Ela ficava desesperada, querendo fugir. Não ficava assim por nada, só com isso [barulho de fogos]. Tem muitos fogos perto de casa. É barulho de dia até à noite e foi exatamente no sábado, no São João", disse Marina.

No momento do acidente, a cadela estava sozinha em casa, e a família foi avisada por telefone de que ela havia caído da varanda.

"Ela ficou sozinha em casa por poucas horas, e meu irmão recebeu a ligação da síndica dizendo que ela tinha caído. Aí ele foi correndo, pegou ela e levou para o hospital veterinário. Quando foi atendida, falaram que ela tinha fraturado as patas e a mandíbula, mas ficou em observação e, ontem de manhã, recebemos a notícia que ela tinha morrido", contou.

Os veterinários alertam que o barulho dos fogos pode causar a elevação da temperatura corporal e desencadear sintomas como vômito e diarreia. O estresse leva os animais a procurarem abrigo.

Por isso, as orientações de especialistas são para que o dono evite deixar o animal sozinho, fique com ele em um local fechado para diminuir os ruídos externos, permita que o animal se esconda em um local onde se sinta seguro, mas fique de olho para evitar que ele se machuque.

Roberta Cólen - G1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário