Rádio Cenecista de Picuí

sábado, 6 de janeiro de 2018

Militares do Exército fazem segurança da Integração em CG

Ação ocorre no começo das manhãs durante trabalhos dos militares em pontos da cidade, desde o início deste ano
Foto: Divulgação/Codecom/CG
Ação tem sido elogiada pela população
Militares do Exército estão fazendo a segurança do Terminal de Integração de Campina Grande, conforme divulgado neste sábado (6) pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). A ação ocorre desde o início deste ano e, segundo a STTP, foi uma medida adotada pelo Exército. Comente no final da matéria.


Os militares estão equipados com viaturas e armamentos, sempre nas primeiras horas da manhã. A ação tem recebido elogios dos passageiros e de funcionários do terminal e acontece por uma rotina de ronda feita pelos soldados. Segundo a STTP, eles fazem um trajeto diário a partir da Vila Militar, no Jardim Paulistano, se deslocando até o quartel do 31º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na Palmeira. Nesse percurso, incluem o Terminal de Integração nas atividades.

O superintendente da STTP, Félix Neto, disse que a presença dos soldados, mesmo que por pouco tempo de permanência, inibe bandidos, já que a tropa também realiza uma varredura em suspeitos.

“É louvável sob todos os aspectos essa atitude voluntária da tropa do Exercito, na defesa da sociedade campinense. De público, agradeço ao coronel Márcio Rogério, comandante, e coronel Lisboa, sub-comandante do 31º BIMtz, pela parceria e prestação de serviço, considerando que o exemplo deveria ser uma ação da Policia Militar, que tem uma estratégia equivocada em relação a atuação dentro do terminal”, disse o dirigente.

O superintendente comentou ainda que vai enviar expediente ao Comando do Exército, solicitando a permanência dessa rotina da tropa dentro do Terminal de Integração e disponibilizando, se necessário, apoio da STTP nessa logística de atuação, objetivando unir forças contra os vândalos e criminosos.

A STTP informou que, devido ao recesso em alguns setores da Prefeitura de Campina Grande (PMCG), não sabe se houve alguma solicitação formal da PMCG para que a ação ocorra, nem o prazo de duração do trabalho do Exército na Integração.

Polícia Militar e Guarda Municipal
Conforme a STTP, o trabalho de monitoramento de segurança no terminal é feito com apoio da Guarda Municipal, que mesmo com um contingente reduzido e desarmado, tem estado presente e auxiliando a Policia Militar no combate à violência.

A autarquia explicou que tem feito solicitações à Polícia Militar para que seja fixada uma viatura, mas não tem recebido resposta.

O tenente-coronel Lamarck, comandante do policiamento na região, não atendeu os telefonemas do Portal Correio neste sábado (6) para explicar a situação. O Centro de Operações Integradas da PM (Ciop) disse que não poderia dar detalhes do caso, mas que mantém rondas constantes na área da Integração e dentro do terminal para combater os crimes.