Rádio Cenecista de Picuí

sábado, 11 de novembro de 2017

Equipe do Samu realiza parto de emergência dentro da ambulância na PB

O Samu seguia com a gestante para a maternidade, quando um pneu da VTR estourou e a equipe fez o trabalho de parto
Foto: Radar Sertanejo
Equipe do Samu de São José de Piranhas deu apoio à ocorrência
Uma mulher deu a luz dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba, na manhã da sexta-feira (10). A equipe seguia com a gestante Francienide da Silva Ezequiel, 27 anos, para a Maternidade Dr. Deodato Cartaxo na cidade de Cajazeiras, quando um pneu da VTR estourou, o condutor parou o veículo no acostamento e a equipe percebeu que a bolsa da paciente tinha estourado. Comente no final da matéria.


Segundo informações relatadas ao Radar Sertanejo pela técnica de enfermagem, Izabela Fernandes, a equipe de socorristas agiu com muita habilidade e deu início ao trabalho de parto logo em seguida. “O parto foi um pouco complicado, o bebê nasceu com um nó no cordão umbilical, foi um parto de risco, mas graças a Deus deu tudo certo”, destacou a profissional de saúde.

Ainda de acordo com informações da Central de Regulação em Cajazeiras, que orientou a equipe, foi um parto muito difícil, pélvico, com duas circulares no pescoço e presença de mecônio. A equipe foi composta pela Enfermeira Anna Mikaelly, a técnica Izabela Fernandes e o condutor socorrista Ierly. Graças ao empenho desses profissionais a criança do sexo feminino nasceu saudável e a mãe passa bem.

Em seguida, com o apoio da equipe do Samu de São José de Piranhas, que foi solicitada, a paciente e o bebê foram levados em outra ambulância para uma unidade de saúde de Cajazeiras. Mãe e recém-nascida passam bem.

No final a equipe do Samu recebeu os parabéns pelo sucesso obtido.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo