Rádio Cenecista de Picuí

domingo, 23 de julho de 2017

Meteoro brilhante é visto no céu de JP durante madrugada de chuva; confira vídeo

Astrônomo que registrou as imagens disse que observação do fenômeno costuma ser rara quando o tempo está fechado
Divulgação/Marcelo Zurita
Bólidos são meteoros mais brilhantes que o planeta Vênus
Um meteoro brilhante foi visto no céu da capital paraibana, na madrugada deste domingo (23). Conhecido como bólidos ou bolas de fogo, o fenômeno foi registrado por câmeras da Bramon, rede colaborativa de astrônomos profissionais e amadores.


Um dos registros foi feito pela câmera operada por Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon. Ele explica que bólidos costumam ser observados frequentemente em João Pessoa, mas não em dias de chuva. Outra diferença que chama atenção é o tamanho do meteoro.

 “É comum vermos bólidos menores e em dias com céu limpo. O de hoje [domingo] foi bem maior do que os de costume e ainda estava chovendo. Então são dois fatores que tornam o registro ainda mais interessante”, contou Marcelo Zurita, ao Portal Correio.

Segundo ele, a partir das imagens será possível identificar a origem do meteoro e em que altura aconteceu a passagem do fragmento. “Pelo menos 90% dos meteoros observados estão a 95 km de altura, então de antemão não acreditamos que esse bólido estivesse em altura inferior”, explicou.

“Por ele ter sido rápido e bastante luminoso, a suspeita inicial é de que ele seja um fragmento relativamente grande, do tamanho de uma laranja por exemplo, de um cometa. Mas vamos analisar as imagens para chegar a um apontamento mais preciso”, completou astrônomo amador.

Assista ao vídeo que mostra a passagem do meteoro e forte efeito luminoso causado por ele: 


Amanda Gabriel – Portal Correio

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”